Gerenciamento de Local de Controle



1.1 - Mostrar Apenas Locais de Origem

    Checkbox para filtro de Locais de Origem

    Esta caixa de seleção, que fica no topo esquerdo da tela, filtra a exibição de Locais de Controle, para auxilixar na visualização.
    Quando selecionada, apenas os Locais de Controle de Origem (ou Locais que não possuem outro como Origem) são exibidos, ocultando os demais. Desmarcar a caixa retorma à exibição completa.



1.2 - Visualizar

    Campo para filtrar elementos da tabela

    A parte central da tela exibe as informações dos locais de controle cadastrados.
    Na parte superior, um grid exibe todos os registros e seus dados principais, sendo eles:

    • Local de Controle de Referência: Informa se este Local de Controle que possui herança de regras de acesso de outro local;
    • Abreviatura: Nome do Local de Controle;
    • Descrição: Descrição sobre o Local de Controle que foi cadastrado;
    • Tipo de Local de Controle: Define o tipo de local para qualificação e agrupamento (ex.: Sala, Cozinha, Sala de Reunião, etc.);

    A parte inferior da tela serve tanto para cadastrar novos locais quanto para exibir e editar um registro cadastrado, ao ser selecionado na parte superior.
    Além dos campos Local de Controle de referência, abreviatura, descrição e tipo de Local de Controle, também possui a chave Ativo/Inativo.
    Esta chave informa e controla se o Local de Controle está disponível ou bloqueado para realizar alocação.



Ícone Novo 1.3 - Cadastrar

    Caso o Local de Controle ainda não esteja registrado, você pode criar um novo registro.
    Para isso, você precisa clicar no botão 'Novo Registro', que fica no canto inferior esquerdo da tela.
    Ao clicar no botão, os campos para preenchimento são liberados para cadastro. Após preencher todos os campos clique em 'Gravar Registro' (Ícone Gravar).
    Ao criar um novo registro, apenas um campo não é obrigatório: Local de Controle de Referência.

    Sobre o Local de Controle de Referência

    O campo 'Local de Controle de Referência' é utilizado para indicar que o Local de Controle que está sendo criado/editado possui suas regras de acesso herdadas de outro Local de Controle, que será indicado neste campo.
    Em outras palavras, o 'Local de Controle de Referência' indica um local que será o "pai" deste Local de Controle, que se tornará seu "filho". É possivel definir que um local "pai" possa estar vinculado a um ou vários Locais de Controle "filhos".
    Caso este campo não seja preenchido, está sendo definido que o próprio local tem a definição de "pai", ou seja, ele não irá herdar regras de acesso de outro Local de Controle.
    Caso este campo seja preenchido, o mesmo terá a definição de "filho", pois irá importar do Local de Controle "pai" selecionado suas regras de acesso .
    Sendo assim, os Locais de Controle "filhos" não poderão ter suas regras de acesso editadas, nem realizar a ação de alocação e desalocação do dispositivo. Deve-se ao fato de que estas ações serão realizadas apenas no local de controle "pai", que será replicada para seus "filhos".



Ícone Gravar 1.4 - Editar

    Se o registro já existe, é possivel editar os dados do Local de Controle.
    Ao selecionar um registro no grid da parte superior da tela, irá retornar os dados do Local de Controle nos campos da parte inferior da tela.
    Neste momento é possível inserir, atualizar e/ou remover informações e regras de acesso de uma pessoa.
    Ao clicar no botão 'Gravar Registro', os campos preenchidos irão sobrepor os cadastrados, realizando uma atualização do cadastro do Local de Controle.

    Atenção:

    Ao escolher um Local de Controle de Referência para herdar as regras, seja ao cadastrar ou editar, lembre-se de confirmar que tanto o Local de Controle atual quanto o Local de Controle "pai" possuem dispositivos do mesmo modelo.
    Exemplo: Se o local "pai" possui um faceAccess modelo A030 e o local atual possui um faceAcces A020, não poderão ser vinculados.
    Nestes casos, recomendamos que escolha um Local de Controle de Referência com modelo de dispositivo compatível ao do Local de Controle atual.



Ícone Excluir 1.5 - Excluir

    Também é possivel excluir completamente os registros de Locais de Controle do sistema, mantendo seus logs de acesso. Esta ação é diferente de deixar o local inativo! Inativar é apenas um bloqueio temporário, que mantém os dados cadastrados.
    Ao selecionar um registro no grid da parte superior da tela, irá retornar os dados do Local de Controle nos campos da parte inferior da tela.
    Ao clicar no botão para excluir, irá surgir um pop-up que solicitará a confirmação para concluir a exclusão.

    Importante!

    Para excluir um Local de Controle é necessário verificar alguns quesitos, sendo eles:

    • Que não haja nenhuma pessoa alocada no(s) dispositivo(s) deste Local de Controle;
    • Que o Local de Controle selecionado para exclusão não seja "filho" de um outro Local de Controle.



Ícone Importar 2.1 - Importar Logs

    Ao clicar neste botão, o sistema irá importar os logs de acesso dos dispositivos cadastrados no Local de Controle selecionado.
    Quando o sistema faceLite conectar com o dispositivo, ele irá carregar os logs de acesso deste, e em seguida irá excluir estes dados do dispositivo.
    Os logs importados poderão ser vizualizados clicando no botão 'Logs de Acesso' (Ícone Logs), no cano inferior direito da tela.



Ícone Exportar 2.2 - Exportar Excel

    Ao clicar neste botão, o sistema irá exportar os dados que se encontram no grid do Local de Controle.
    O sistema faceLite irá gerar uma planilha em Excel organizando os dados obtidos, semelhante ao que pode ser visualizado clicando no botão 'Logs de Acesso' (Ícone Logs), no canto inferior direito da tela.



Ícone Alocar 3.1 - Alocar

    Tela Alocar

    Para que uma pessoa possa ser reconhecida por um dispositivo, é preciso que antes o registro dela esteja alocado àquele Local de Controle. A alocação é possível apenas para registros que possuem regras de acesso para o Local de Controle escolhido.
    Selecione o Local de Controle no grid e clique em 'Alocar'. Esta ação irá abrir a tela referente às pessoas que possuem regra de acesso para este Local de Controle. Além da condição da regra de acesso, logo abaixo do campo de pesquisa, é necessário que selecione o método de acesso que será enviado ao dispositivo: Face, Foto, Senha ou Cartão. Podem ser selecionados separados ou em conjunto, levando em consideração que antes é necessário cadastrá-los nas pessoas para que sejam identificados. Lembre-se que apenas aparecerão na tela as pessoas que possuem todos os métodos de acesso que foram selecionados. Por exemplo, se selecionar 'cartão' e 'face', aparecerão registros de pessoas que possuem cartão E face, ignorando quem possui apenas 'face', apenas 'foto', apenas 'cartão', ou qualquer um destes e 'senha', e assim por diante. Aqueles que possuem os 4 métódos aparecerão normalmente, em qualquer combinação.
    Ao selecionar os registros que deseja enviar ao dispositivo, clique em 'Alocar' (Ícone Alocar).
    O Sistema irá conectar-se ao(s) dispositivo(s) cadastrado(s) ao Local de Controle, e apresentará a mensagem "Enviando Registro". Os registros serão enviados apenas com o(s) método(s) de acesso escolhido(s). Caso hajam locais herdeiros do Local de Controle selecionado, também serâo enviados para estes Locais os registros selecionados.



Ícone Desalocar 3.2 - Desalocar

    Tela Desalocar

    É possível desalocar uma pessoa do acesso a um Local de Controle, sem precisar removê-la manualmente em cada dispositivo do Local de Controle, podendo fazer isso diretamente através do faceLite.
    Ao clicar no botão 'Desalocar', a tela irá exibir as pessoas que encontram-se alocadas ao Local de Controle. Selecione os registros que deseja retirar do dispositivo (marcando a caixa 'Selecionar' de cada pessoa, ou marcando 'Selecionar todos' no canto inferior direito da janela) e clique em 'Desalocar' (Ícone Deslocar).
    O sistema irá se conectar ao dispositivo deste Local de Controle e irá apresentar a mensagem de comunicação com o dispositivo. Caso hajam locais herdeiros do Local de Controle selecionado, também serão desalocados os registros selecionados.



Ícone Disp 4.1 - Dispositivos

    Tela Gerencia Disp

    Esta janela lista todos os dispositivos que estão vinculados a este Local de Controle, informando sua abreviatura, descrição, tipo, modelo e IP.



Ícone Regras 4.2 - Logs de Acesso

    Tela Logs

    Esta janela lista todos os acessos que este Local de Controle registrou das pessoas cadastrados no sistema, do mais atual ao mais antigo. Estes logs servem como um histórico do Local de Controle, informando em qual data, hora, Local de Controle e dispositivo ocorreu o acesso de cada pessoa.
    Outras funções importantes:

    • Data/Hora Inicial e Data/Hora Final: servem para filtrar a exibição dos logs em um período de tempo;
    • Pesquisar (Ícone Pesquisar): Exibe na tela os logs registrados entre a data/hora inicial e a data/hora final definidos;
    • Exportar Excel (Ícone Exportar Excel): Gera um arquivo em formato de planilha de Excel com os logs que foram pesquisados;
    • Exportar CSV (Ícone Exportar CSV): Gera um arquivo em formato CSV com os logs que foram pesquisados.



Ícone Regras 4.3 - Regras de Acesso

    Tela Regra Local

    Em Regra de Acesso é possível definir, para cada Local de Controle, quais as pessoas e períodos de tempo que terão acesso permitido ou bloqueado. O campo 'Local de Controle' está bloqueado, indicando que você está editando as regras de acesso apenas deste Local de Controle. Se quiser editar as regras de outro Local de Controle, deve selecioná-lo no menu anterior antes de acessar esta tela.
    Outras funções importantes:

    • É possível criar várias regras de acesso iguais ao mesmo tempo, clicando no botão 'Selecionar lista de pessoas' (Ícone Lista Pessoas) ao lado do campo 'Pessoas' e selecionando quais pessoas terão as mesmas regras de acesso a este Local de Controle;
    • Caso a pessoa esteja inativa, ela não irá aparecer na lista para que seja adicionada;
    • No campo Tipo, é possivel escolher uma nomenclatura para categorizar a regra de acesso (ex.: Acesso Total, 1º andar, Expediente, etc.).
      Você pode criar, editar ou excluir um tipo de regra de acesso clicando no botão 'Gerenciamento de Tipo de Acesso' (Ícone Tipo) à direita do campo;
    • O campo 'Permissão' define o nível de acesso da pessoa aos menus do dispositivo. São 3 opções: Administrador, Usuário e Gerente;
    • É necessário que tenha uma data inicial e final, sendo a final até dia 31/12/2099;
    • Também é possível cadastrar zonas de tempo para acesso ao dispositivo.

    (Você pode conferir uma explicação sobre Zonas de Tempo na página Pessoa - 4.2 - Regras de Acesso, clicando aqui.)



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